ESTUDO SOBRE DONS ESPIRITUAIS:
QUAIS SUAS FINALIDADES?PARA QUE SERVEM OS DONS?DONS SALVAM?
1corintios12: quatro e5diz: (1CO 12:4) – Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
(1CO 12:5) – E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Para facilitar nosso estudo dividiremos os nove dons em três grupos. Por hora nos cabe saber o que significa a palavra dom, dom significa presente, dádiva é uma manifestação direta da graça de Deus. A palavra dom vem do grego charisma ou charismata
Foi daí que surgiu a palavra carisma é a graça particular dada a cada um.Toda e qualquer manifestação do espírito deve ser pra aquilo que for útil,ENTÃO ENTENDA QUE Deus não fará nada sem propósito (1CO 12:7) – Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil se houver línguas palavra de sabedoria o que seja tem que haver um propósito.os dons espirituais são uma capacitação divina para edificação ,exortação e consolação da igreja,é portanto uma operação divina do grego energemata que significa ativo ou energético a presença do espírito é ativa na igreja há manifestações .o primeiro grupo é chamado grupo do conhecimento neste grupo se encontram dons de revelação:
1=palavra de sabedoria é o dom pelo qual Deus traz direção ao seu povo, este possui dentro de si o aconselhamento, então palavra de sabedoria é dom pelo qual Deus mostra direção para seu povo e não uma formula mágica pra ficar rico. Palavra de sabedoria não são palavra bonitas recheadas com o um bom vocabulário mas sim palavras revestidas de unção pela direção do espírito
2=palavra da ciência: este é o dom pelo qual Deus faz se conhecer coisas espirituais, através deste; Deus pode mostrar coisas futuras (AP 1:1) – REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;então por esse dom Deus permite nos conhecer coisas presentes(problemas particulares ,familiares)coisas passadas(traumas,perdas e frustrações) (JO 4:16) – Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
(JO 4:17) – A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
(JO 4:18) – Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.e por último coisas futuras
3=discernimento de espíritos: note que o texto deixa claro, espíritos 1co 12; 10 de os gregos fâneros (phaneros) conhecerem provar, mas quando se diz espíritos diz se aqui sobre três espíritos:
1;o espírito do homem,emoção pode provocar revela mentos.somos suscetíveis ceder a emoção por isso temos que vigiar por isso a orientação de Paulo a Timóteo é que não seja neófito sem experiência (1TM 3:6) – Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo no grego essa palavra aparece com inchar se.(cuidado irmão a glória é dele pra ele.
Espírito maligno: ele vem pra seduzir e levar o povo a soberba muita às vezes ele opera através da bajulação (AT 16:16) – E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
(AT 16:17) – Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
(AT 16:18) – E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. Observe que quando Paulo escreve a carta esta igreja ele diz ninguém que fala pelo espírito de Deus pode dizer Jesus é maldito. Havia naquela comunidade pessoas que achavam estar influenciadas pelo espírito e disseram isso já imaginou?Pois é faltou discernimento então como podemos perceber que há uma influencia de um espírito maligno?Quando este deixar o verdadeiro foco que é Jesus e direcionar para coisas fúteis desta vida
Espírito de Deus: através deste vemos a consumação do que foi dito vemos o poder de DEUS em ação (JO 11:40) – Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? JO 11:43) – E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.através do espírito de Deus o impossível se torna possível(o dom discernimento é muito importante principalmente para os pastores)
Agora veremos na área de poder
4=fé: do grego pistis note que existem dois tipos de fé a natural e a sobrenatural. No caso desse dom aqui fala-nos de uma fé inabalável é a fé que traz do sobrenatural para o natural um exemplo (DN 3:17) – Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
(DN 3:18) – E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
(DN 3:19) – Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
(DN 3:20) – E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
(DN 3:21) – Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
(DN 3:22) – E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.
(DN 3:23) – E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
(DN 3:24) – Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
(DN 3:25) – Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.fé sem reservas ele entregaram tudo se ele livrar é Deus se não livrar é Deus é a fé viva e verdadeira que não preciso ver pra crer não é um jogo de me dá que eu sou fiel não é sou fiel no pouco,no muito ,com nada esta fé é proporcionada por esse tipo de dom.Outro exemplo são os missionários que vão para outros países sofrer por amor ao evangelho isso que é fé.
5=operação de maravilhas; é dom pelo qual Deus realiza algo fora da natureza ex: um morto ressuscitar, uma pessoa que perdeu um membro do corpo e velo restaurado completamente, alguém cego de nascença criar globos oculares isso é operação de maravilhas. (Operação de maravilhas é tudo aquilo que mexe com as leis da natureza ex: IS 38:8) – Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado.
6=dons de curar; note que é no plural então Deus usa pessoas sim em curas em áreas especificas um para ossos outros para surdos e etc. hoje este dom tem sido visto como para se fazer espetáculo, mas o pai pedirá conta de tudo isso
Agora veremos na área de inspiração ou comunicação.
7=variedade de línguas: por esse dom o espírito do homem entra em sintonia com o espírito de DEUS assim o homem passar falar em línguas falando a Deus às vezes recebe idiomas às vezes línguas do anjos este dom edifica somente aquele que fala.
8=interpretação de línguas: este edifica aos que ouvem concedendo a interpretação do que se fala em mistério assim a igreja é edificada Paulo adverte para quem ora em línguas possa interpretar 1 co 14;13
9=profecia: este dom é uma manifestação direta do espírito de Deus não é um sermão bem elaborado é uma mensagem direta de Deus para igreja o dom da profecia aqui não tem nada a ver com efésios: 4.11, pois em efésios trata se de um ministério e não uma manifestação este dom implica uma observação no texto 1co 14;32 diz que os espíritos do profetas são sujeito aos mesmos que espírito seria esse?Seria o espírito de Deus?Nm23: 13 a 16 e 20.o espírito aqui mencionado não tem nada a ver com o espírito de Deus, pois observe a explicação abaixo
Espírito de Deus ministra ao espírito do homem no que chamamos de intelecto ou mente este por sua vez tem completa noção do que está acontecendo por essa razão Paulo diz que o espírito é sujeito ao profeta, ou seja, eu posso controlar a emoção. Pois DEUS é DEUS de paz 1 co 14:33e não de confusão então se eu recebo uma profecia possa controlar perfeitamente minhas emoções ao contrário de quem está possuído por um espírito maligno.QUE DEUS ABENÇOE E QUE VOCÊ CRESÇA NA GRAÇA E CONHECIMENTO.
AUTOR CARLOS SANTOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s